sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Em que condições se pode anilhar aves em Portugal?

Informação agora disponível em: http://anilhagemdeaves.weebly.com

ATENÇÃO
: Em caso algum deve tentar capturar aves se não estiver acompanhado por um anilhador credenciado! Para além de ser ilegal, poderá magoar os animais.

Para poder anilhar em Portugal de forma independente é estritamente necessário possuir uma credencial, fornecida pelo ICNB através da Central Nacional de Anilhagem. O treino para a credencial é feito geralmente sob a supervisão de um anilhador experiente, que serve como mentor. Devido à anterior falta de objectivos concretos durante a formação de um novo anilhador, em Abril de 2008 foram criadas 4 credenciais, cada uma com metas definidas:
  1. Aprendiz: uma pessoa com credencial de Aprendiz tem autonomia para, sob a supervisão e responsabilidade de um anilhador experiente, anilhar e capturar aves em local escolhido pelo responsável, na ausência deste, mas com as anilhas dele. Para obter esta credencial, é necessário processar 1000 aves (anilhadas ou recapturas), dentro de 40 espécies diferentes, para além da proposta do anilhador responsável e entrega de um relatório anual.
  2. Específica: Permite a anilhagem de uma ou mais espécies em condições semelhantes à credencial de aprendiz. É necessário processar 1000 aves dentro de 40 espécies, para candidatos em território continental, ou 200 aves em 20 espécies para candidatos das regiões autónomas.
  3. Anilhador: Com esta credencial o anilhador possui autonomia para anilhar e capturar aves de forma independente, com material e anilhas à sua guarda, e em local previamente definido. Como condições de obtenção desta credencial a pessoa precisa de já ter a credencial de Aprendiz, anilhar de forma regular nos últimos 2 anos e ter processado 3000 aves de 80 espécies diferentes, para além da proposta de um anilhador formador e entrega de um relatório anual.
  4. Avaliador: O anilhador Avaliador avalia a atribuição das restantes credenciais. Para isso é necessário possuir já uma credencial de Anilhador, anilhar regularmente há 10 anos e entregar um relatório anual.
Os actuais formandos no Parque Biológico de Gaia trabalham com o objectivo imediato de obter a credencial de Aprendiz. Embora possa parecer um caminho árduo, toda a gente começa do zero, e as recompensas são bastantes, por isso não se deixe desmotivar. Visite-nos no Parque para ver em primeira mão o trabalho que realizamos.

Informação retirada do site da APAA: http://www.apaa.pt/anilhagem05.html

0 comentários: